domingo, 25 de março de 2018

ASSEMBLEIA ESTADUAL DA IAM


Por Maria Angélica Kroetz Kovalhuk

Em clima de muito entusiasmo, alegria e espiritualidade, aconteceu a Assembleia Estadual da Infância e Adolescência Missionária – IAM, na cidade de Londrina-PR na casa do PIME, entre os dias 02 e 04 de março de 2018 com a assessoria do Pe Marcondes, do Conselho Missionário Diocesano COMIDI Curitiba - PR.
Foto: http://garotadamissionaria.blogspot.com.br

Promovido pelo Conselho Missionário Regional COMIRE o encontro contou com a participação de 13 dioceses com aproximadamente 50 assessores e coordenadores, os padres do PIME: Pe Josef e Pe Gianfranco,e com a presença entusiasta do Pe Paulo de Coppi, fundador do jornal Missão Jovem. 
O tema Protagonismo da criança e do adolescente foi explanado com criatividade e dinamismo. Algumas questões foram levantadas: como agem/atuam os assessores? Como é desenvolvido o protagonismo nas crianças e adolescentes?

O coordenador/a e as crianças são os protagonistas da missão e o assessor é aquele/a que dá suporte, facilita, incentiva, acompanha este movimento. Pe Marcondes alertou os assessores para não travar a criatividade, espontaneidade e potencialidade das crianças e adolescentes dando o exemplo de Samuel: 1 Samuel capítulo 3 Fala Senhor que teu servo escuta e Marcos 6, 30-44 Multiplicação dos pães - ofertados por uma criança. Estes textos nortearam o ver e ouvir para anunciar como Deus sintoniza através das crianças impelindo-as como autores da missão. Através da sua mistagogia a IAM desenvolve nas crianças um encantamento e o ardor que assegura o envolvimento numa verdadeira “ciranda” de amor. Como atitude primeira para a próxima Assembleia serão convocados os coordenadores mirins para somar experiências.
Os coordenadores Márcia e Percio apresentaram os eixos norteadores do plano de ação da IAM do Conselho Missionário Nacional o COMINA. Os eixos norteadores são: a Formação, Comunicação e Missão. Para cada eixo foram estudas ações significativas, importantes e urgentes e formada uma equipe para cada eixo que dará continuidade aos trabalhos.
A Sondagem feita pelo COMINA foi apresentada pelo casal coordenador que resultou nas informações para posteriores avaliações fundamentando renovadas ações.
A análise dos resultados da Sondagem na qual 1.033 grupos responderam ao questionário e destes 21% são da Região Sul e 118 são do Paraná. Nesta pesquisa os itens abordados foram: desafios, sonhos, destaques, atividades desenvolvidas, parcerias entre outros.  Finalizou-se esta análise com a frase de Cora Coralina “Não sei se a vida é curta ou longa demais para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido senão tocarmos o coração.”Urge dar espaço aos coordenadores mirins nas paróquias e acompanhar os grupos que se iniciam.
Os novos Coordenadores eleitos do Regional são Noeli e Leandro da diocese de União da Vitória. A nova coordenaçãocontará com a cooperação de todos. Desejosos que iniciem suas atividades com muito ardor missionário e animação na formação e criação de novos grupos.
Foto: http://garotadamissionaria.blogspot.com.br
Os missionários agradeceram pela ação inovadora, intensa e corajosa, do casal Percio e Márcia, na divulgação e animação estendendo às dioceses do Paraná.
Os membros avaliaram o evento elogiando a organização do local, acolhida, presença e participação dos padres do PIME, conteúdo, dinâmicas, momentos de oração e celebrações.
A Assembleia é um momento especial para que, assessores e coordenadores estreitem laços de amizade e partilha dos gestos concretos realizados nas dioceses de todo Paraná. Encerrou-se esta com a Celebração do Envio de todos os missionários.
Foto: http://garotadamissionaria.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...