sexta-feira, 20 de outubro de 2017

TESTEMUNHO: NA IDENTIDADE E FIDELIDADE AO CARISMA XAVERIANO


Cada encontro de formação onde Leigos e leigas missionários xaverianos se reúnem cria-se um clima de acolhida e amizade fortalecida pela espiritualidade do carisma de São Guido Maria Conforti.

Nos dias 14 e 15 de outubro, na cidade de Goioerê foram resgatados elementos preciosos do ensinamento e experiência na perspectiva de São Guido,  sob o olhar de Maria, que avançaram revitalizando a missão do leigo apresentado pelo Pe. Alfiero. Isto porque a organização do encontro foi determinante pela articulação da trajetória do Grupo de Goioerê. O mergulho profundo deixou marcas significativas do carisma de São Guido Maria Conforti em alguns testemunhos audaciosos que foram fruto da formação dos padres xaverianos. Ora nos seminários, ora nas paróquias Xaverianas implantadas em meados da década de 60 fundamentaram leigos como ponto de partida e de chegada neste momento de síntese do verdadeiro agir do Leigo e da Leiga Missionários Xaverianos para os nossos dias.

Foi uma oportunidade de rever e projetar um novo percurso irradiado por luzes que não se apagaram e conceberam um dos primeiros grupos de leigos e leigas esperançosos e alegres no serviço corajoso à Igreja, novo, criativo, capaz de responder os desafios da missão ad vitam, ad gentes, ad tempus, ad extra e ad intra, na realidade atual.

Foi percebido que a identidade do Leigo e Leiga missionário xaveriano está sendo moldada pela vivência do carisma proposto por São Guido Maria Conforti enaltecido pelas particularidades regionais inseridas na história das Igrejas Xaverianas locais. Na sinodalidade  com a família Xaveriana, na Igreja pós conciliar indica caminhos e meios para discernir, acompanhar, cultivar e amadurecer a missão. A densidade e a dinâmica que gera vidas novas e práticas mais seguras explodem em iniciativas nascidas da luz forte da espiritualidade confortiana.

Maria Angélica Kroetz Kovalhuk
LMX Curitiba - Pr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...