sábado, 14 de outubro de 2017

2º Encontro Estadual dos Leigos Missionários Xaverianos

Aconteceu em Goioerê-Pr, nos dias 14 e 15 de outubro de 2017, no CESC - Centro Educacional Santa Clara, o 2º Encontro Estadual dos Leigos Missionários Xaverianos, onde estavam presentes representantes de Curitiba, Laranjeiras do Sul, Londrina e Goioerê.


Nosso querido Pe. Alfieiro, que veio de Hortolândia-PR, participou e assessorou o encontro.

Padre Alfiero Ceresolli, sx - Assessor dos LMX Brasil Sul.

Pe Alfiero e seu caderno de anotações das missas celebradas.

Anotações do Pe Alfiero, sx quando chegou ao Brasil e
celebrou a primeira missa em Goioerê-PR.
Foi um momento muito especial quando partilhou seu testemunho de Missionário Xaveriano, que na década de 60 esteve aqui trabalhando juntamente com o Pe. Luige Depaoli, visitando todas as comunidades de Jipe e às vezes de cavalo, e também contamos com o nosso Pároco Pe. Francisco Dantas e Pe. Aédio, nosso diretor Espiritual.






Foram dois dias de muito aprendizado, onde tivemos momentos fortes de oração, de partilha, e de escuta. Momentos de reflexão profunda quando Pe. Alfieiro, com sabedoria e conhecimento da vida do nosso fundador, fez-nos pensar, refletir como seguir os passos de São Guido, homem de Deus, simples, humilde, que tinha em mente sempre a união dos povos, fazer do Mundo uma só Família.
Subsídos, material de estudo e Campanha Missionária 2017
Cada um dos participantes, acolheu o mandato e apelo do fundador: cada um faça sua parte pelo Batismo!
Pe. Alfieiro, concluiu esta reflexão nos falando da importância que Maria teve na vida de São Guido, e que reflete em todos nós Cristão e de maneira particular, em nós Leigos Missionários Xaverianos engajados em nossas Comunidades, estarmos a serviço, como Maria sempre fez em sua vida, sempre do lado dos necessitados.

Com uma reflexão profunda e questionadora Pe. Francisco Dantas, Pároco da Igreja Nossa Senhora das Candeias, apresentou tópicos da “Doutrina Social da Igreja segundo Mateus”.  Cada um, a partir de Jesus Cristo é chamado a sair de si para ter um mundo humanizado, fraterno e mais justo.

Padre Francisco Dantas - Pároco Nossa Senhora das Candeias - Goioerê - PR
Finalizando o dia, participamos da Eucaristia na Paróquia Nossa Senhora Das Candeias, celebrada pelo Pe. Alfieiro. Em seguida tivemos um jantar delicioso e terminando o dia com um momento de descontração, uma noite cultural, com várias apresentações com as crianças e adolescentes do Projeto Santa Clara, instituição que acolhe 170 crianças e que é dirigida pelo Mauro e outras apresentações da casa da cultura da cidade de Goioerê.


Casal Isabel e Mauro - Ofertório Missa



Grupo de Leigos Missionários - Paraná

No Domingo, mais momentos profundos de oração, de reflexão, juntos rezamos o terço missionário, dedicando às Missões, aos Missionários Xaverianos espalhados pelo mundo inteiro, e na seqüência, a Elizete nos falou sobra sua vivência missionária na África, uma experiência cheia de vida, de esperança, de entusiasmo, vivenciando a vida deste povo simples, humilde, até mesmo sofrido, porém alegre, alegria esta estampada no rosto. Um povo sorridente, sedento de Deus, e isto nos motiva, a sair de nós mesmo e ir ao encontro do outro.

Complementando esta reflexão sobre as missões, nos falou sobre o Ano Nacional do Laicato (2017-2018) e Projeto Alto Solimões, projeto este, que nos remete ao sair de nós, irmos ao encontro dos irmãos do Amazonas, porém, precisamos nos preparar muito, nos capacitar para irmos ao encontro dos nossos irmãos que vivem nas periferias e aos longos dos rios e igarapés do outro lado do Brasil.

Terminando nosso encontro com uma reflexão sobre as “Regras de vida” onde cada grupo, na plenária, pode manifestar seus anseios e desejos de viver o laicato de forma simples, mas que reflete o pensamento e a maneira de viver de São Guido, com uma identidade clara e testemunhal.







Finalizando estes dois dias de Encontro, com uma benção especial do Pe. Alfieiro, que nos disse que, após seu encontro com o Papa Francisco este lhe autorizava dar esta benção especial, e que nos alegrou em muito.
Pequenos gestos de amor

Dando por encerrado o  2º Encontro Estadual do Paraná, foi servido um delicioso almoço e já deixando saudades nos corações de todos pelos bons momentos que vivemos juntos em comunhão, em fraternidade sempre tendo em mente o sonho de  Guido Maria Conforte, “ Fazer do Mundo, uma só Família”.


Texto: Mauro Menon 
LMX Goioerê -PR
Veja mais fotos do 2º Encontro Estadual




Grupo de adolescentes do CESC.































Santa Clara, padroeira do CESC

Fundadora do CESC

Dra. Maria Isabella Palmieri Co-Fundadora do CESC








FOTOS: Elizete da Aparecida Toledo
            Maria P. dos Santos
            Isabel Menon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...