domingo, 20 de novembro de 2016

FAMÍLIA A CAMINHO DA MISERICÓRDIA




 Aconteceu nos dias 05 e 06 de novembro a terceira e última peregrinação do Ano Santo da Misericórdia que se encerrou neste dia 20 de novembro.

Os três grupos foram organizados e preparados sob a coordenação de Tereza Cionek Grzybowski e Elizete da Aparecida Toledo-lmx, ambas contaram com a ajuda de inúmeras pessoas para os preparativos e nos locais que receberam os grupos de peregrinos a colaboração foi inestimável! Foram 150 pessoas que puderam experimentar de diferentes formas a Misericórdia Divina.  
Umas da orientações dadas pelo Papa Francisco recomendação para viver bem este ano consiste em: anunciar a misericórdia de Deus e realizar peregrinações; ir ao encontro de quem vive nas periferias existenciais para refletir e praticar as obras de misericórdia; perseverar na oração, no jejum e na caridade; realizar as “24 horas para o Senhor”; participar de peregrinação à Porta Santa; acolher os Missionários da Misericórdia enviados pelo Papa; perdoar de todo coração a todos e participar do Sacramento da Reconciliação; superar a corrupção; receber a indulgência (remissão das penas temporais dos pecados); participar da Eucaristia; fortalecer o ecumenismo e diálogo inter-religioso; converter-se.
Dentro deste objetivo o terceiro grupo de 50 pessoas iniciou a peregrinação com uma via sacra no sábado pela manhã na Praça do Cristo de Laranjeiras do Sul.







Os peregrinos seguiram para a Paróquia Imaculado Coração de Maria em Marquinho, sendo recebidos na Igreja pelo Pároco polonês Pe. Piotr Pochopień, onde fizeram a veneração da relíquia de Santa Irmã Faustina e tomaram o café da manhã e no cemitério fizeram a oração pelos fiéis defuntos.




Na Paróquia N. Sra Imaculada Conceição em Palmital os peregrinos tiveram um profundo momento penitencial com veneração a Santa Cruz, reflexão sobre as marcas do pecado, adoração ao Santíssimo e oração pelos nascituros.









A terceira parada foi na Paróquia Santa Maria Imaculada Conceição em Santa Maria do Oeste, onde teve um almoço servido pela comunidade e um momento especial de partilha com a comunidade local sobre a Polônia, Terra da Misericórdia e recepção do material oriundo do Santuário Mundial da Divina Misericórdia de Cracóvia, Polônia.





Os peregrinos seguiram para a Paróquia Senhor Bom Jesus em Cândido de Abreu, onde foram recebidos pelo Pe. Zdzislaw Nabialczyk, que também é polonês e explicou sobre o Sacramento da Confissão (Reconciliação).



Os peregrinos seguiram para o município de Reserva, onde foram acolhidos pela comunidade da Serra da Laranjeira e visitaram o Santíssimo Sacramento.


Ainda em Reserva, os peregrinos fizeram as confissões, participaram da Santa Missa e foram acolhidos em casa de família, onde jantaram, participaram de um momento de reflexão mariana e puderam repousar.








Na madrugada do domingo, os peregrinos seguiram para a Paróquia São Sebastião e Santuário Diocesano N. Sra Aparecida em Ponta Grossa, onde passaram pela Porta Santa do Ano Santo para pedir indulgências por eles próprios ou por falecidos.


Seguiram para Curitiba, onde também passaram pela Porta Santa do Santuário da Divina Misericórdia e participaram da Eucaristia. Retornaram à Ponta Grossa, onde novamente passaram pela Porta Santa da Catedral Sant’Ana.








Já em Prudentópolis onde os peregrinos foram recebidos pelo Pároco Pe. Dionísio Mazur e comunidade local, onde realizou-se uma celebração e bênção apostólica especial. Novamente tiveram a graça de passar por duas Portas Santas na Catedral da Imaculada Conceição e Paróquia São Josafat, que são de rito ucraniano, onde fizeram um lanche e tiveram um momento de descontração.






O encerramento foi na Paróquia N. Sra do Monte Claro em Virmond, onde a comunidade serviu um delicioso jantar. Os peregrinos voltaram felizes para suas casas com a sensação de plena paz oriunda no Ano Santo da Misericórdia.







Texto: Adelia Grzybowski

Fotos: Cristiane Ferreira dos Santos e Adelia Grzybowski

Imagens: www.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ser leigo na Igreja hoje

De um modo geral, as pessoas podem entender (ou achar) que todos aqueles que participam de uma maneira ou outra da Igreja ou de alguma comun...